terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pastel \o/



Tenho algumas receitas bacanas de massa de pastel. Umas bem ricas, com leites e manteigas, algumas até levam farinha de amêndoas no preparo, mas a que gosto mais é uma super simples que peguei com uma senhora que vendia pastéis em Niterói há muito tempo atrás. Essa receita é a mais próxima do pastel de feira que conheço.

A bagunça na cozinha é garantida mas não pensa muito não, @_tralala_ - já que a japonesa do pastel te deixou no vácuo - e mão na massa ;)

É assim: Junte numa tigela funda, um quilo de farinha de trigo, (tentei fazer a metade da receita mas não fica a mesma coisa não), uma colher de sopa de sal e três colheres de sopa de álcool. É isso. Acredita? Aquele pastel-espetáculo de feira é alcool, farinha e sal. Agora vc vai precisar de mais ou menos 2 copos de água fria. Adicione um copo e misture, misture, amasse, vá adicionando a água aos poucos e amassando, até que a massa desgrude das mãos. Amasse, amasse. Pronto. Polvilhe com farinha de trigo, cubra e deixe a massa descansar. Um tempo bom é deixar umas 3 horas lá, mas 1 hora descansando já está bom.

Agora a parte terapêutica. Polvilhe uma superfície com farinha, separe porções da massa e com o rolo vá abrindo e esticando até que ela fique bem fininha. Massa de pastel é de uma teimosia irritante, insiste em encolher mas nós somos mais fortes. \o/

Agora é só o rechear e fechar com um garfo, sem apertar muito, e o óleo quente e o papel-toalha e, acompanhamentos e a companhia de sua preferência.

Essa receita faz pastel para a feira inteira, pode convidar a galera. :)

4 comentários:

  1. Nossa Pastelaria Cultural, Angela!!!!! Em NIterÓi, no prédio do Lido...
    \o/

    ResponderExcluir
  2. huahuahua vou fazer na cozinha nova! :)))

    ResponderExcluir
  3. ai eu peerdi a paciência com essa massa
    na verdade nao tenho paciência com nada
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir