sábado, 10 de outubro de 2009

Pelo Brasil

Nunca saí do Brasil, mas já fui de Fortaleza ao Rio Grande do Sul. Posso dizer as viagens que mais me marcaram em ordem cronológica e o motivo.

Fui para Fortaleza em 2002, com minha turma da oitava série do colégio na semana do meu aniversário. No dia mesmo, cantaram parabéns para mim numa boate, abriram uma roda e chamaram meu paquerinha. Eu tinha 15 anos e ali foi o meu primeiro beijo, na frente de todos os meus colegas, no dia do meu aniversário.

Em 2004, visitei a Chapada Diamantina também com o colégio. O lugar mais espetacular que já visitei, nunca vi montanhas tão grandes, nunca havia escalado um morro. E foi lá que percebi, na hora de dividir o quarto com as meninas, que eu não sabia mais ter amigas. Fui sozinha na cadeira do ônibus - bom, tinha um menino do meu lado, mas ele era a pessoa mais tímida que já vi e tinha fama de ser super bem dotado, mas enfim. Eu sei socializar, mas não manter amizades.

No Natal de 2004, visitei o Rio Grande do Sul só com minha família: pais, avós e irmão. Contratamos uma van com um guia, que nos levou para conhecer tudo. Chegamos em Porto Alegre, visitamos Caxias do Sul, ficamos em Bento Gonçalves, passamos o dia de Natal em Gramado e Canela. Foi tudo maravilhoso. Uma viagem simples, porém 10 dias que serviram para mostrar como nossa família é unida. A melhor parte: sem dinheiro para participar da ceia em restaurantes, fui com minha mãe a um supermercado, compramos pães, queijos, frutas e pedimos mesas e cadeiras na pousada. Tivemos a melhor ceia de Natal da minha vida.

Ano passado, fui para Brasília sozinha. Fiquei na casa da família de um primo do meu pai. Todos os dias, antes de ir pro trabalho, ele me deixava em algum ponto da cidade e me dizia pra onde eu podia ir. Fiz a minha viagem, conheci tudo o que eu queria, sozinha, com minha máquina, meu caderno e minha mochila. Andei do Congresso até o Conjunto Nacional, porque nenhum ônibus quis me pegar. Fui na feira do Paraguai. Tomei meu primeiro café na Mc Donald's. Peguei meu primeiro táxi sozinha. E faria tudo novamente se pudesse.

Um comentário:

  1. Realmente, viagens são o máximo. Principalmente feito foi pra vc em Brasília. Um iPod, um caderno e uma mochila. Texto legal. =)

    ResponderExcluir